Saiba neste artigo, tudo sobre a profissão de agente imobiliário, quer pondere trabalhar com um consultor imobiliário ou escolher este via profissional.

O que é um agente imobiliário ou consultor imobiliário?

Um consultor imobiliário ou agente imobiliário é um profissional especializado que faz prospecção de mercado e ajuda os seus clientes, vendedores ou compradores, a atingirem o seu objectivo, através de uma ampla gama de serviços.

Ao trabalhar com um agente imobiliário experiente e confiável, tem a tranquilidade de saber que está receber o melhor serviço profissional possível sem percalços.

O que faz um consultor imobiliário?

Ao escolher trabalhar com um consultor imobiliário, pode fazê-lo em três situações:

  1. Colocar um imóvel à venda;
  2. Procurar um imóvel para aquisição;
  3. As duas situações anteriores.

1. Colocar um imóvel à venda

Vender um imóvel é um  serviço que este profissional poderá oferecer e que contempla três fases:

Antes de colocar à venda o Imóvel:

  • Auxilia na definição do preço de venda, através de um estudo de mercado com base em ferramentas profissionais, nomeadamente ferramentas de inteligência artificial como Alfredo ou a Casafari, juntamente com a experiência que o consultor tem da zona, ajudará a determinar o preço de mercado;
  • Home-Staging: preparação do imóvel para venda.
  • Preparar documentação e verificar se está em conformidade.
  • Sessão fotográfica profissional;
  • Plano de Marketing:
    • Anúncios nas principais plataformas nacionais do mercado imobiliário: Idealista, Super Casa, Imovirtual, Casa Sapo, etc.
    • Anúncios Google: Google Display e Google Ads.
    • Divulgação nas Redes Sociais: Linkedin, Instagram, Facebook, Tik Tok, etc.
    • Colocação de Placa.
    • Divulgação na rede de contactos.

Durante a colocação do Imóvel à Venda:

  • Avaliação dos potenciais compradores;
  • Apresentação do imóvel aos compradores;
  • Negociação do preço e das condições de venda;
  • Aconselhamento ao comprador sobre financiamento do empréstimo bancário  (Serviço de Intermediação de Crédito).

Fecho da Venda:

  • Elaboração de CPCV (Contrato de Promessa de Compra e Venda).
  • Solicitar os direitos de preferência.
  • Acompanhamento e assistência na Escritura Pública.

2. Procurar um imóvel para aquisição

Neste serviço, o consultor imobiliário vai:

  • Recolher os requisitos do cliente para comprar imóvel (localização, tipologia, preço, etc)
  • Avaliar a capacidade financeira e se necessário recorrer a um intermediário de crédito para fazer uma pré-aprovação para Crédito Habitação.
  • Realizar uma pesquisa de mercado para encontrar imóveis para o seu cliente comprador, seja através de portais imobiliários ou contactos com outras agências imobiliárias
  • Negociação do preço e condições de venda.
  • Assegurar-se que a documentação do imóvel para aquisição está em conformidade.

3. Vender e comprar imóvel

Quando um proprietário quer vender a sua casa para adquirir outra, pode contar com a ajuda do agente imobiliário para coordenar estes dois processos.

O que é preciso para ser um consultor imobiliário em Portugal?

Segundo dados estatítiscos do Impic relativos a 2022, o número de licenças de mediação imobiliária tem aumentado de forma sustentada nos últimos anos, com taxas de crescimento que variam entre os 6,33% de 2019 e os 14,24% de 2021.

Significa que o número de oportunidades para exercer esta actividade tem aumentado, no entanto a concorrência também é maior.

É necessário pertencer a uma agência imobiliária creditada com uma licença AMI.

Curso para Consultor Imobiliário em Portugal

Não existe nenhum curso obrigatório para ser agente imobiliário no entanto ser consultor imobiliário exige bastante resiliência e alguns soft skills como capacidade de comunicação, gestão de tempo, resolução de problemas entre outros.

As agências imobiliárias dão, à partida, formação e acompanhamento aos novos colaboradores, no entanto é uma profissão que exige conhecimentos diversificados, pelo que o profissional terá que estar sempre disposto a aprender e a informar-se das novas tendências de mercado.

A APEMIP- Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal disponibiliza uma série de formações cuja oferta formativa é inteiramente dedicada aos profissionais do sector imobiliário e credibilizar o exercício desta profissão.

A Escola Superior de Actividades Imobiliárias (ESAI) tem no seu projecto, cursos orientados para a área imobiliária, licenciaturas, mestrados e formação executiva.

agente imobiliario

10 vantagens em contratar um consultor imobiliário para vender um imóvel

Contratar um consultor imobiliário pode trazer diversos benefícios para quem está interessado em comprar ou vender um imóvel.

Aqui estão alguns motivos pelos quais pode ser vantajoso contratar um consultor imobiliário:

✅ Acesso a todas as plataformas imobiliárias

Idealista, Casa Sapo, Imovirtual, Olx e Super Casa são as principais plataformas em Portugal que farão que o seu imóvel chegue a mais pessoas.

✅ Conhecimento do mercado imobiliário

Acesso a plataformas profissionais para realizar um estudo comparativo de mercado preciso, juntamente com a experiência do profissional que o ajudará a definir correctamente o preço do seu imóvel.

✅ Home Staging

É uma técnica de marketing imobiliário que prepara a casa para atrair mais compradores que tem origem nos EUA. Em Portugal, esta técnica é utilizada apenas por alguns consultores imobiliários.

✅ Sessão fotográfica profissional

Uma boa apresentação irá distinguir a sua casa da concorrência. O seu imóvel apenas tem uma oportunidade para causar uma boa primeira impressão!

✅ Acompanhamento burocrático do processo de venda 

O conhecimento e acompanhamento de todo o processo de venda, desde a documentação necessária, elaboração do cpcv, direitos de preferência, etc.

✅ Segurança por parte do comprador

Muitos particulares preferem comprar casa através de uma imobiliária e sentem alguma desconfiança em comprar directamente a um particular.

✅ Intermediação de crédito

As agências têm acesso a empresas de intermediação de credito que ajuda os compradores na hora de recorrer a financiamento e assim concretizar o negócio mais rapidamente.

✅ Economia de tempo

Um agente imobiliário pode poupar muito tempo e esforço, especialmente se você não tiver experiência na compra ou venda de imóveis. Eles podem ajudá-lo a encontrar imóveis que atendam às suas necessidades e agendar visitas, além de lidar com todo o processo de documentação.

✅ Vasta rede de contactos

Os agentes imobiliários têm acesso a uma ampla rede de contactos, incluindo outros consultores, construtores, advogados e outros profissionais relacionados ao sector imobiliário. Isso pode ser especialmente útil se você precisar de ajuda para encontrar financiamento ou outros serviços relacionados.

✅ Técnicas de venda

Os agentes imobiliárias têm conhecimento de técnicas de venda que permitem uma conclusão mais rápida da venda da sua casa.

Como escolher um consultor imobiliário?

Como em todas as profissões, existem bons e maus consultores imobiliários.

A procura que muitos proprietários fazem da melhor imobiliária para vender imóvel, deve ser sobretudo do melhor agente imobiliário, pois ele é a pessoa encarregue da missão de o ajudar a vender ou procurar um imóvel que muitas vezes é o bem mais valioso que um particular possuí.

Ao escolher um agente imobiliário, o proprietário terá que perceber qual o serviço que este profissional oferece, nomeadamente:

  • Estudo comparativo de mercado
  • Home Staging
  • Sessão Fotográfica Profissional
  • Partilha com outras imobiliárias
  • Divulgação em plataformas imobiliárias
  • Intermediação de crédito

A tentação será escolher a comissão mais baixa ou a agência/marca mais conhecida mas isto não é sinónimo de qualidade.

Existem também alguns profissionais que prometem vender um imóvel com valores irrealistas, apenas para obter a angariação e conseguirem o contrato de exclusividade mas mais tarde pedem uma baixa de preço.

Por isso é importante, à partida, ter um estudo de mercado realista por parte do consultor.

Quais as vantagens e desvantagens em trabalhar com um agente imobiliário com contrato de exclusividade? 

À partida, se escolher um bom profissional, terá todas as vantagens em trabalhar em exclusividade:

  • Maior investimento financeiro por parte do consultor imobiliário em sessão fotográfica profissional, marketing, etc.
  • Preço único para o imóvel, o que por vezes não acontece se estiver em várias imobiliárias.
  • Partilha com outras imobiliárias
  • Um único interlocutor e responsável pela venda
  • Proteje os interesses do proprietário

Se o agente imobiliário faz um investimento pessoal antes da venda se concretizar, estará mais motivado para que esta se realize.

No entanto pode verificar-se que o agente imobiliário não cumpre as diligências para obter potenciais compradores e ficar “preso” a um contrato mas nesse caso é possível rescindir o mesmo, desde que haja incumprimento desse mesmo contrato.

Se optar por trabalhar em aberto com várias imobiliárias, existirão vários anúncios nos portais imobiliários, muitas vezes com informação divergente e pode passar a imagem que o proprietário está desesperado por vender o imóvel ou que este tem algo de “errado”.

O investimento por parte das agências e consultores no imóvel será minimo, possivelmente com fotografias tiradas de telemóvel e sem preocupação no melhor negócio para o proprietário.

Muitas vezes estes imóveis são utilizados pelas agências para vender outros imóveis que, comparativamente, estão mais bem preparados.

Qual o salário e as comissões de um consultor imobiliário?

Nas vendas de imóveis, a comissão da agência imobiliária vai desde os 2%/3% até aos 6%/7%, no entanto, tipicamente em Portugal, a comissão da agência imobiliária é 5%+iva.

As comissões de um consultor imobiliário são variáveis e acordadas com a agência imobiliária mas pode começar nos 40%/50% da comissão da agência.

A grande maioria dos agentes imobiliários são trabalhadores independentes, logo não têm salário base e as comissões são o único salário que usufruem e que dependem exclusivamente das vendas.

Conclusão:

Com um abrandamento na venda das casas devido à subida das taxas de juro e incerteza económica, o agente imobiliário pode ser o alidado para que o processo de compra ou venda da sua casa seja rápido e bem-sucedido.

Ele tem todas as dicas para vender casas ou ajuda-lo no processo de compra de um imóvel.

817eca2174c9049fc0d0e01e142af4bf?s=72&r=g
Sobre o autor: Paula Calisto | Consultora Imobiliária | Home Stager Trabalha no ramo imobiliário desde 2017, especializou-se na Área Metropolitana de Lisboa e trabalha com clientes particulares e empresas. Utiliza métodos inovadores como Home Staging e Marketing Digital para promover os seus imóveis.