Conheça 10 Dicas Para Vender Casa Rapidamente: Guia Completo Com Estratégias Infalíveis Para Vender O Seu imóvel Em 30 Dias!

 10 Dicas Para Vender a Sua Casa Rapidamente

Como vender casa rápido?

Vender um imóvel, especialmente num curto espaço de tempo, pode ser um processo desafiante, mas com as estratégias certas, pode alcançar o seu objetivo com o melhor retorno financeiro.

Algumas das razões para que a venda de um imóvel seja rápida podem prender-se com o aumento do agregado familiar, comprar um imóvel (outro), divórcio, herança ou mesmo a possibilidade de não conseguir pagar a prestação do crédito habitação.

Especialmente neste último caso, em que existe mais pressa em vender, peça ajuda de especialistas, ou seja, consultores e/ou agências imobiliárias.

Ter um profissional a trabalhar consigo pode ajudá-lo a encontrar uma saída simples e eficaz para o seu problema.

Saiba neste artigo, saiba todos os passos a seguir, de forma simples e eficaz para vender o imóvel.

1. Reunir a documentação do imóvel

Para que a venda da casa seja um negócio rápido, é necessário reunir todos os documentos necessários para a venda do imóvel e verificar que estão em dia.

Este é o primeiro passo para concluir o negócio de forma rápida, não só porque o potencial comprador pode pedir toda a documentação para analisar antes de fazer uma oferta e saber todos os detalhes sobre o imóvel, como que, para a realização da escritura, estes documentos são essenciais para a conclusão da mesma.

2. Limpeza profunda do imóvel

Para vender a casa mais rápido, a primeira impressão que os potenciais compradores têm do imóvel é crucial.

Uma casa limpa e organizada transmite a sensação de cuidado e manutenção, enquanto uma casa suja e desarrumada pode afastar os compradores.

Faça uma limpeza profunda a toda a casa.

3. Fazer pequenos reparos e uma pintura de branco

Antes de colocá-la no mercado, é muito importante verificar que tudo está funcional no imóvel (torneiras, candeeiros,..) e que não há nada estragado.

Uma pintura de branco em todas as paredes é também muito importante para dar uma sensação de frescura e de “novo” ao imóvel, principalmente em imóveis que têm paredes pintadas de outras cores (laranja, verde, azul,…).

Se deixar esta tarefa para o possível comprador, estes podem levantar objeções e apresentar propostas de um valor mais baixo ou mesmo não apresentar qualquer proposta.

Estamos a falar de um investimento de cerca de 1000 euros que pode trazer um retorno de 5 000 a 10 000 euros no preço de venda final e concretizar a venda muito mais rápido.

Poderá solicitar orçamentos de pinturas online  para ter uma ideia do investimento.

4. Preparar e decorar o Imóvel através de Home Staging

como vender casa rapidamente

Imagem de pvproductions no Freepik

Para concluir negócio rápido, saiba que esta técnica é uma poderosa ferramenta de marketing que prepara o imóvel para ser vendido num curto espaço de tempo.

Não se trata de decoração mas sim de tornar o ambiente e a casa mais apelativa para chegar ao maior número de pessoas.

A compra de uma casa é uma experiência emocional, logo deve reunir todas as condições de limpeza, organização e conforto para tornar a sua casa em objeto de desejo.

4 dicas para preparar a venda de uma casa. Em cada divisão:

  • retirar objetos pessoais como fotografias da família, quadros e molduras
  • utilizar têxteis de cores neutras e que combinem entre si (almofadas, mantas, cortinados,…)
  • retirar móveis que prejudicam a fluidez dos espaços
  • mostrar a luz natural, por exemplo com persianas abertas

5. Tirar fotografias com boa qualidade para vender casa rápido

Antes de colocar a casa à venda, é muito importante tirar boas fotografias do imóvel para que mostre todo o seu potencial, nomeadamente mostrando a luz natural.

Muitos proprietários caem no erro de tirar fotografias com aspecto amador, por exemplo, o formato das fotografias deverá ser horizontal (15:9) e não vertical.

Para vender uma casa rápido, deve considerar uma reportagem fotográfica profissional, é um investimento que certamente terá retorno.

6. Preparar uma descrição completa do imóvel

É fundamental listar as características do imóvel e salientar os benefícios do mesmo.

Por exemplo, uma característica será um “terraço com vista”, um benefício poderá ser um ” terraço com vista onde poderá organizar almoços com família e amigos”.

Existe outro tipo de informação que pode guardar para o dia da visita como o valor do condomínio ou obras previstas no prédio.

7. Estabelecer o preço certo de venda

Para vender casa rápido, estabelecer o preço certo é dos aspetos mais importantes a definir pelo proprietário.

Definir um preço, pode ser desafiante e depende muito em que estado se encontra o mercado de imóveis, se há muita procura e pouca oferta.

Este é um bom momento para vender casa, pois a procura é maior que a oferta.

Chegar ao valor da casa é um passo muito importante, se por um lado não quer perder dinheiro, por outro lado não se pretende que a venda se arraste e desta forma não conseguir vender a casa.

Existem três opções para definir o preço e fazer a avaliação do imóvel:

  1. Fazer um estudo comparativo de mercado, com base no mercado atual, através dos principais portais imobiliários, em que analisa o valor de imóveis na mesma zona, com a mesma tipologia, características e estado de conservação do seu imóvel.
  2. Contratar um perito avaliador de imóveis certificado pela CMVM.
  3. Contratar um consultor e agência que tem não só acesso a ferramentas para fazer um estudo comparativo de mercado como também lhe ajudará a estabelecer o preço certo com base na sua experiência profissional.

Alguns consultores têm acesso a ferramentas, que permitem fazer estudos de mercado muito precisos, com base em todos os imóveis que se encontram à venda.

Resumido, o valor da venda da casa deve estar de acordo com o mercado.

O preço é um dos fatores, senão o mais importante, a ter em conta pelo comprador.

8. Plano de marketing para divulgar o imóvel

O plano de marketing é essencial para conseguir vender a sua casa.

Se pretende saber como vender a sua casa rápido, uma placa “Vende-se” irá transmitir aos seus vizinhos que o seu imóvel está à venda e podem ser eles os primeiros interessados a comprar casa, para eles mesmos ou para alguém conhecido.

Adicionalmente, deverá colocar a sua casa em portais da especialidade, pois são as plataformas mais comuns onde se promovem imóveis.

Poderá utilizar outras plataformas, Facebook, Instagram ou Google Ads.

9. Preparar as visitas

As visitas normalmente são feitas presencialmente, embora exista a opção de, numa primeira fase, ser feita uma videochamada.

Deve organizar as visitas para o mesmo dia por dois motivos:

  • Ao visitar a casa, o potencial interessado deve encontrar o imóvel em conformidade com as fotografias do anúncio, ou seja, limpa e arrumada.
  • O potencial comprador depara-se com outros interessados no imóvel e sente mais urgência em fazer a proposta, caso esteja interessado.

Marque as visitas para um horário com maior exposição solar e certifique-se que tem toda a informação disponível para quaisquer perguntas dos interessados.

Na venda da sua casa, é aconselhável fazer uma pré-qualificação do comprador para perceber se efetivamente está na fase de comprar para não perder tempo com curiosos.

Dica extra: receba os potenciais interessados com uma jarra com flores frescas na entrada ou na sala, lembre-se que os tem que impressionar!

10. Contratar um consultor imobiliário

Se quer vender a sua casa rápido, contrate um consultor que se dedique à venda de imóveis.

A venda de imóveis é o seu negócio, logo ele conhece melhor que ninguém o processo de venda.

Ao colocar a sua casa no mercado através de uma agência, irá vender a casa de forma rápida e possivelmente em tempo recorde.

As vantagens de trabalhar com um consultor:

  • Conhecimento do mercado imobiliário;
  • Base de dados de potenciais clientes;
  • Ferramentas profissionais;
  • Assessoria profissional;
  • Economia de tempo e dinheiro;
  • Rede de contactos;
  • Tranquilidade e segurança;
  • Poupança de tempo e esforço.

O valor deste investimento compensa porque irá evitar descidas de preço que poderão ser muito maiores que a percentagem investida no consultor.

Adicionalmente existem compradores que se sentem mais seguros a fazer a transação através de mediação.

Como Vender Casa Rápido – Conclusão

A venda rápida depende de 3 aspetos essenciais:

  • Preço
  • Apresentação do imóvel
  • Plano de marketing

Todos estes fatores são essenciais, no entanto comprar um imóvel é uma decisão emocional e justificada com a razão.

As melhores propostas para compra de uma casa surgem nos primeiros 30 dias em que o imóvel está no mercado, por isso, se quer fazer negócio rapidamente e ao melhor preço, é importante estabelecer à partida um plano para vender o imóvel rápido.

Entregue a venda do seu imóvel a um consultor com experiência, ele sabe quais os detalhes que fazem a diferença na hora de vender a sua casa e sabe também como vender uma casa de forma mais profissional.

Contacte sem compromisso e saiba mais sobre como podemos fazer um bom negócio!

817eca2174c9049fc0d0e01e142af4bf?s=72&r=g
Sobre o autor: Paula Calisto | Consultora Imobiliária | Home Stager Trabalha no ramo imobiliário desde 2017, especializou-se na Área Metropolitana de Lisboa e trabalha com clientes particulares e empresas. Utiliza métodos inovadores como Home Staging e Marketing Digital para promover os seus imóveis.