Vender casa para comprar outra?

Descubra neste artigo quais as estratégias eficazes para um processo sem complicações.

Existem várias razões para mudar de casa que podem estar relacionadas com motivos profissionais, aumento do agregado familiar ou simplesmente por querer uma casa maior.

A Compra ou Venda de uma casa, é já de si um processo complexo.

Vender a casa atual para comprar nova casa, é um processo pode requer mais atenção e planeamento.

vender casa para comprar outra

Imagem ilustrativa: Vender casa para comprar outra

Vender casa para comprar outra – Quanto vale o meu imóvel?

Se necessita de vender casa para comprar outra casa, o primeiro passo é fazer a avaliação do imóvel.

Desta forma, ao saber o valor do imóvel, e ao saber quanto lhe resta pagar de hipoteca, terá uma referência de quanto vale a sua casa e assim procurar um novo imóvel, dentro do orçamento disponível.

Se a sua casa actual tem uma hipoteca, para fazer um bom negócio, o ideal é vender o imóvel por um valor superior ao montante da hipoteca em divida, no banco.

O preço certo vai permitir que não perca dinheiro mas também que a sua casa fique muito tempo à venda.

Neste processo de troca de casa, o tempo é crucial, principalmente porque geralmente, as melhores propostas surgem nos primeiros 30 dias em que a casa está no mercado.

Pode solicitar o serviço de avaliação de imóveis a um perito certificado pela CMVM ou solicitar um estudo comparativo de mercado a um consultor imobiliário.

Vender casa para comprar outra – Financiamento

“Crédito Habitação Ponte”

Para a compra de uma casa neste processo, o “Crédito Habitação Ponte” é um tipo de financiamento imobiliário especialmente desenhado para proprietários que estão em processo de venda e compra em simultâneo.

Esse tipo de crédito funciona como uma solução temporária que permite ao comprador financiar a aquisição de um novo imóvel antes de vender o imóvel antigo.

A principal característica do Crédito Habitação Ponte é a sua natureza de curto prazo.

Geralmente, este tipo de crédito tem um prazo de duração limitado, normalmente até 12 meses, o que pressupõe que a venda do imóvel anterior ocorra dentro desse período.

Uma vez que a propriedade original é vendida, o produto da venda é usado para liquidar o Crédito Habitação Ponte.

Se vai vender casa para comprar outra, procure mais informações junto do seu banco, consultor imobiliário ou contacte um intermediário de crédito.

Vender Casa

Escolher um consultor imobiliário

Para que o negócio de venda de um apartamento ou de uma casa corra da melhor forma, e para evitar muita burocracia, é importante ter a ajuda de um consultor imobiliário, que o irá guiar no processo de vender casa para comprar outra.

Lembre-se que a rapidez da venda é crucial para que todo o processo flua e corra sem problemas.

Reunir a documentação do imóvel

É necessário também reunir a documentação do imóvel, já que a emissão de alguma documentação pode ser demorada e levar algum tempo.

Documentação necessária para venda de imóveis:

  • planta do imóvel
  • certificado energético
  • caderneta predial
  • ficha técnica
  • licença de utilização

Segundo o Simplex Habitação de 2024, os dois últimos documentos já não são de apresentação obrigatória na escritura, no entanto alguns bancos estão a pedir a apresentação destes mesmos documentos, por isso é recomendável que reúna a documentação completa.

Qual é a melhor altura para vender a minha casa e comprar outra?

Comprar uma casa é uma necessidade básica de qualquer familia, mesmo em tempos de crises, os imóveis continuam a vender-se.

Se o imóvel está bem preparado, certamente que a venda irá ocorrer num espaço de 3 meses.

As épocas com mais pedidos de visita são na altura da Primavera/Verão, onde as casas aprsentam mais luz natural e as familias têm mais tempo disponível, assim como no Outuno, onde é uma altura de novos recomeços.

Prazos

Uma vez que este processo pode levar meses, é fundamental precaver prazos, especialmente se a transacção ocorrer antes da aquisição ser concluída, por isso, é aconselhável estabelecer um compromisso de 6 meses com o comprador entre o CPCV e a escritura.

Comprar Casa

Quando comprar uma nova casa?

Pode pesquisar uma nova casa no mercado se já tem o orçamento definido, o valor para a entrada e idealmente a actual casa estar à venda.

A pesquisa de mercado para encontrar a casa ideal passa pela definição de requisitos e prioridades para a nova casa (localização, tamanho, características).

Faça pesquisas e coloque alertas nos principais portais imobiliários.

O consultor imobiliário também o ajudará nesta pesquisa, pois tem acesso a uma vasta base de dados.

Permuta de Imóveis

A permuta de imóveis é prevista na lei como um contrato oneroso de transmissão de direitos reais sobre edifícios.

A dificuldade está em quem queira fazer este tipo de transacção, no entanto, normalmente, alguns construtores estão disponíveis para fazer este tipo de negócio.

Este pode ser uma hipótese, podes pode trazer não só vantagens fiscais, como também é vantajoso em momentos em que o juro indexado à Euribor em níveis elevados.

Quem paga IMT na permuta?

O valor a pagar de IMT pela primeira venda, no caso da permuta de imóveis, corresponde à diferença entre os valores de venda ou à diferença entre os valores patrimoniais tributários (VPT) dos imóveis – consoante o que for mais elevado.

Vender casa para comprar outra – Conclusão

Vender a casa actual para comprar outro imóvel é um processo duplamente complexo que envolve prazos mais apertados e eventualmente mais custos.

Com o meu método de venda, através de técnicas inovadores, consigo gerir o processo de compra e vender a sua casa mais rápido e pelo melhor preço.

Contacte-me e poderei auxiliá-lo da melhor forma!

817eca2174c9049fc0d0e01e142af4bf?s=72&r=g
Sobre o autor: Paula Calisto | Consultora Imobiliária | Home Stager Trabalha no ramo imobiliário desde 2017, especializou-se na Área Metropolitana de Lisboa e trabalha com clientes particulares e empresas. Utiliza métodos inovadores como Home Staging e Marketing Digital para promover os seus imóveis.