“Quero vender a minha casa”

Descubra O Guia Completo Para Vender O Seu im√≥vel Sem Complica√ß√Ķes E Ao Melhor Pre√ßo.

Vender uma casa é um processo complexo.

√Č importante estar informado sobre todos os detalhes sobre vender um im√≥vel.

Neste artigo, saiba os passos a seguir para vender a sua casa.

Reunir toda a documentação necessária para a venda do imóvel

“Quero vender a minha casa” – O primeiro passo na venda da sua casa √© reunir documentos necess√°rios

  • Certificado energ√©tico (√© v√°lido por 10 anos e tem um custo vari√°vel pelo que pode pedir v√°rios or√ßamentos)
  • Ficha T√©cnica de Habita√ß√£o (para im√≥veis ap√≥s 30 de Mar√ßo de 2004)
  • Caderneta Predial (gratuita online)
  • Certid√£o Permanente do Registo Predial (custo de 15 euros online)
  • Licen√ßa de Utiliza√ß√£o
  • Planta do im√≥vel

Notas:

Os edif√≠cios ou fra√ß√Ķes anteriores a 1951, est√£o isentos de licen√ßa de utiliza√ß√£o.

Com Decreto-Lei n.¬ļ 10/2024 (Simplex Urban√≠stico), as escrituras de compra de im√≥veis podem ser feitas sem a apresenta√ß√£o da licen√ßa de utiliza√ß√£o e ficha t√©cnica da habita√ß√£o.

No entanto, para efeitos de crédito habitação, os bancos continuam a solicitar estes documentos.

quero vender a minha casa

Imagem ilustrativa: Quero vender a minha casa!

Escolher Agência Imobiliária

Depois de reunir todos os documentos necessários, é preciso encontrar um consultor imobiliário ou a melhor agência imobiliária.

“Quero vender a minha casa” – O processo de venda de uma casa √© um neg√≥cio que o propriet√°rio do im√≥vel n√£o domina, pois abrange v√°rias √°reas: a √°rea burocr√°tica, marketing, vendas, entre outras.

Na hora de escolher o melhor profissional de venda de imóveis, compare os serviços que cada um oferece.

As empresas de media√ß√£o imobili√°ria podem ser sancionadas pelo IMPIC (Instituto de Mercados P√ļblicos do Imobili√°rio e da Constru√ß√£o).

Por este motivo, os potenciais interessados preferem comprar casa com a ajuda de um profissional do ramo porque se sentem mais seguros na transação, do que comprar casa sem a ajuda de uma mediadora.

Se o proprietário decidir vender sem recorrer a uma imobiliária, o valor que potencialmente irá poupar neste serviço, é rapidamente perdido nas descidas de preço que poderá fazer no futuro porque a casa não foi preparada nem divulgada de uma forma profissional.

“Quero vender a minha casa” – Vender casa sem ajuda de uma imobili√°ria pode ser sin√≥nimo de perder tempo e dinheiro.

Definir o Preço

“Quero vender a minha casa” – Como saber o pre√ßo do seu im√≥vel?

O preço de um imóvel é dos fatores mais importantes da venda de uma casa.

Pode definir o valor de venda de 3 formas:

  1. Poderá fazer a avaliação do seu imóvel através de um perito avaliador certificado pela CMCV.
  2. Um consultor imobili√°rio, atrav√©s da sua experi√™ncia e de ferramentas de intelig√™ncia artificial, chega ao valor do im√≥vel. Contacte-nos para mais informa√ß√Ķes.
  3. Se decidir vender a casa sem imobiliária, deve ter em conta as características do imóvel (como a certificação energética da sua casa), a localização e consultar nos portais da especialidade, quais os valores praticados em casas semelhantes.

Preparar a casa para a venda

Nesta fase, o objetivo é preparar a casa para a apresentar da melhor forma ao mercado e assim valorizar o seu imóvel.

N√£o se esque√ßa que “Uma imagem vale mais que mil palavras”

Se quer vender a sua casa ao melhor preço, é necessário avaliar se tem algum orçamento disponível para melhorias ou obras de reconstrução.

Muitas vezes um investimento no imóvel vai ter retorno no valor final da venda da casa.

O investimento com menor valor que pode acelerar o processo de venda do seu imóvel, é uma demão de branco em todas as paredes.

Benefícios:

  • √© a forma mais econ√≥mica de renovar uma casa e deixa-la a “estrear”.
  • vai atrair mais interessados: o poss√≠vel comprador prefere mudar-se para uma casa renovada do que para uma casa usada.
  • o pre√ßo de venda tamb√©m ser√° mais alto porque existem mais interessados.
  • um investimento de cerca de 1000 euros pode ter um retorno no valor da venda de 5 a 10000 euros.

Deve validar que está tudo funcional como torneiras e a parte elétrica.

Por fim, deve aplicar a técnica de Home Staging.

“Quero vender a minha casa” – Esta √© uma poderosa t√©cnica de marketing para quem pretende vender im√≥vel r√°pido e ao melhor pre√ßo, que consiste em decorar o im√≥vel de forma a atrair o maior n√ļmero de interessados.

Sess√£o fotogr√°fica profissional

√Č muito importante contar com a ajuda de um profissional, no que diz respeito √†s fotografias para vender o seu im√≥vel.

“Quero vender a minha casa” – Um erro muito comum, √© tirar fotografias atrav√©s de telem√≥vel que n√£o apresentam qualidade profissional, o formato √© vertical quando deveria ser horizontal e o im√≥vel apresenta pouca ou nenhuma ilumina√ß√£o.

A luz natural é uma característica que atrai mais interessados ao imóvel e falta dela afasta potenciais interessados.

Preparar descrição do imóvel

Deve listar todas as características técnicas e funcionais da sua casa, no entanto, mais importante na venda de um imóvel, é listar os benefícios da casa de forma a que o potencial interessado se imagine a viver no imóvel.

Detalhes do seu im√≥vel como ‚Äúterra√ßo com vista‚ÄĚ, podem ser transformados num benef√≠cio como‚ÄĚ terra√ßo com vista onde poder√° organizar almo√ßos com fam√≠lia e amigos‚ÄĚ.

Divulgar o seu imóvel

“Quero vender a minha casa”- Plano de Marketing.

Ao colocar a sua casa à venda, o plano de marketing é essencial.

Uma placa ‚ÄúVende-se‚ÄĚ ir√° transmitir aos seus vizinhos que o im√≥vel est√° √† venda e podem ser eles os primeiros interessados.

Deverá colocar a sua casa em portais da especialidade como a casa sapo, pois são as plataformas mais comuns onde se promovem imóveis.

Poder√° utilizar outras plataformas, Facebook, Instagram ou Google Ads.

Encontrar comprador

No dia das visitas, prepare os documentos necess√°rios para a venda.

O potencial comprador poder√° querer saber todas as informa√ß√Ķes relevantes sobre a compra do im√≥vel e desta forma pode consultar a documenta√ß√£o.

Ao consultar a caderneta predial, é possível ver o Valor Patrimonial Tributário (VPT) que serve de cálculo para o IMI e na Certidão do Registo Predial pode consultar de existem ónus ou encargos sobre o imóvel.

“Quero vender a minha casa” – Organize as visitas para o mesmo dia:

  • Ao visitar a casa, o potencial interessado deve encontrar o im√≥vel em conformidade com as fotografias do an√ļncio, ou seja, limpa e arrumada.
  • O potencial comprador depara-se com outros interessados no im√≥vel e sente mais urg√™ncia em fazer a proposta, caso esteja interessado.

Marque as visitas para um horário com maior exposição solar.

Marcação de CPCV e Escritura

“Quero vender a minha casa” – Ao vender casa, o Contrato de Promessa Compra e Venda n√£o √© um documento obrigat√≥rio, no entanto √© recomend√°vel de forma a assegurar o neg√≥cio.

No contrato de promessa de compra e venda é dado um sinal sobre o preço de venda da casa, que ronda os 10%.

Neste contrato de compra e venda é também estipulado qual o prazo para marcar a escritura do imóvel, por norma são 90 dias, no entanto este prazo é negociado entre vendedor e comprador.

Se tem uma hipoteca associada ao imóvel e precisa de vender a sua casa atual para comprar outra, interessa-lhe estender o período que vai do CPCV até à data da escritura.

Se precisa de cr√©dito habita√ß√£o para financiamento da compra e venda de habita√ß√£o pr√≥pria e permanente. pode recorrer ao “cr√©dito habita√ß√£o ponte”.

Por solicitação de alguns compradores e para sua salvaguarda, por vezes é incluída uma cláusula de crédito bancário no CPCV.

Isto significa que se a avaliação do banco for inferior ao valor de aquisição (cláusula de avaliação) e/ou se o crédito não for aprovado (cláusula de financiamento ou cláusula de aprovação do crédito habitação), é devolvido o sinal ao comprador.

Antes da escritura, √© necess√°rio pedir os direitos de prefer√™ncia online na Casa Pronta com, pelos menos, 10 dias √ļteis e pedir uma declara√ß√£o de n√£o divida ao condom√≠nio.

√Č necess√°rio tamb√©m solicitar ao banco o documento de distrate da hipoteca.

“Quero vender a minha casa” – Conclus√£o

Ao escolher vender a sua casa através de um profissional do ramo imobiliário, ele vai vender a sua casa ao melhor preço e de forma mais rápida.

O consultor imobiliário está a par das normas legais como tem o saber para vender um imóvel.

Se vai vender a casa sem recorrer a ajuda do consultor imobili√°rio, informe-se bem de todos os procedimentos necess√°rios, nomeadamente do ponto de vista fiscal.

Contacte-nos para vender, comprar ou arrendar a sua casa ao melhor preço!

817eca2174c9049fc0d0e01e142af4bf?s=72&r=g
Sobre o autor: Paula Calisto | Consultora Imobili√°ria | Home Stager Trabalha no ramo imobili√°rio desde 2017, especializou-se na √Ārea Metropolitana de Lisboa e trabalha com clientes particulares e empresas. Utiliza m√©todos inovadores como Home Staging e Marketing Digital para promover os seus im√≥veis.