“Não consigo vender a minha casa”

Saiba neste artigo o que pode fazer.

O processo de venda de imóveis é um processo complexo que envolve várias etapas em que podem ser cometidos erros.

Num mercado imobiliário onde se verificam menos transações e com a subida das taxas de juro, tentar vender casa sozinho ou com mediação imobiliária é uma tarefa mais difícil.

Saiba quais os factores que, ao estarem bem definidos, evitam que a casa esteja muito tempo no mercado.

“Não consigo vender a minha casa ” – Principais Erros

Ao decidir vender o seu imóvel o primeiro passo é reunir os documentos do imóvel.

Posteriormente irá escolher (ou não) o agente imobiliário e por fim, os factores mais importantes a definir são: o preço, a apresentação e a promoção.

1) Preço de venda desadequado

Existem três opções para definir o preço e fazer a avaliação do imóvel:

  1. Fazer um estudo comparativo de mercado, com base no mercado atual, em que analisa o preço das casas na mesma zona. Uma boa localização influência muito o preço do imóvel.Deve ter em conta, também, a tipologia, estado de conservação do seu imóvel, data da construção, entre outras características.
  2. Contratar um perito avaliador registado pela CMVM.
  3. Contratar um consultor e agência que tem não só acesso a ferramentas para fazer um estudo comparativo de mercado como também lhe ajudará a estabelecer o valor de mercado com base na sua experiência profissional.

“Não consigo vender a minha casa” – O que acontece muitas vezes é o imóvel ser publicitado por um valor acima do mercado porque o proprietário quer uma maior margem de lucro e fica à espera que alguém faça uma oferta por aquele preço.

No mercado real, os potenciais compradores ao comparem os preços de casas semelhantes na mesma zona, consideram o imóvel caro e este permanece mais tempo à venda, acabando muitas vezes por ser vendido por um preço mais baixo, devido ao tempo que esteve à venda.

Estabelecido o preço, o valor do Imóvel deve ter margem de negociação, pois qualquer comprador gosta de negociar.

“Não consigo vender a minha casa” – Anúncios que dizem claramente que o valor não é negociável, afastam os potenciais compradores.

nao consigo vender a minha casa

Imagem ilustrativa: Não consigo vender a minha casa

Ao negociar e tentar obter o melhor acordo, o principal factor é o valor, no entanto condições e prazos de pagamento também podem ser vantajosas para o vendedor, por exemplo, se estiver no processo de troca casa (habitação própria e permanente).

Na venda do seu imóvel e antes da negociação, terá que ter em atenção as mais-valias com a venda da casa, caso se aplique.

Do lado do comprador, ele terá em atenção todos os encargos e impostos com a realização da escritura, como o IMT e após a compra, o IMI.

O VPT é o valor que as finanças atribuem ao imóvel e que é usado para calcular o IMI e em alguns casos o IMT. Esta é uma informação que consta na caderneta predial

O IMT é apurado em função do montante mais elevado: o valor do imóvel na escritura ou o valor patrimonial tributário que consta na caderneta predial.

Resumido, deve questionar-se se o valor é negociável, mas não irrealista, se quer vender a casa.

2) Casa mal preparada e sem Home Staging

A casa nunca deve entrar no mercado sem estar preparada.

“Não consigo vender a minha casa” – Antes de colocar o imóvel à venda, deve aplicar a técnica de Home Staging.

Trata-se de uma técnica de marketing muito utilizada no estrangeiro, mas pouco utilizada em Portugal que consiste em transformar o espaço para atrair o maior número de interessados ao imóvel.

É a melhor forma de vender uma casa ao melhor preço, gastando pouco ou nenhum dinheiro.

Porquê utilizar o Home Staging?

A escolha de uma casa para viver é uma decisão emocional justificada com a razão.

Os potenciais compradores ao fazerem uma pesquisa online vão mostrar mais interesse por casas bonitas em detrimento de casas feia, sujas e mal preparadas.

Lembre-se que na venda da sua casa, terá que destacar o seu imóvel da concorrência.

“Não consigo vender a minha casa” – O estado de conservação da casa influencia a rapidez da venda, quanto mais novo o imóvel, mais fácil é de vender.

A venda de um imóvel que é usado traz maiores desafios porque vão sendo acumulados vários objectos pessoais ao longo do tempo.

Deve fazer uma limpeza profunda, fazer pequenos reparos e retirar objectos pessoais e mobílias que prejudiquem a fluidez entre as divisões da casa.

Aposte numa paleta de cores neutras na decoração, cores berrantes podem afastar clientes.

Se possível, dar uma demão de branco em todas as paredes é a maneira mais económica de transformar uma casa, sem obras.

Este aspecto é negligenciado, mas tem bastante importância em casas com paredes pintadas com cores fortes.

Isto afasta clientes que não se sentem atraídos pela casa ou não querem perder tempo a pintá-la depois da compra; pode ser um motivo para negociar uma baixa de preço.

Deve questionar-se se prefere investir 1 000 € para ganhar 5 000€ ou mais ou prefere baixar o preço de venda.

Por última, na visita ao imóvel pelos potenciais compradores, a casa deve ser apresentada tal como está nas fotografias.

Só assim o interesse do potencial comprador para comprar casa, se manterá.

“Não consigo vender a minha casa” – Antes de baixar o preço, verifique se utilizou a técnica de Home Staging.

Na venda do imóvel pode fazer toda a diferença!

3) Plano de Marketing desadequado

Fotografias amadoras

A venda de uma casa pode parecer simples, por isso o que muitos proprietários fazem é colocar algumas fotografias do seu imóvel nos portais e esperam que apareçam propostas.

As fotografias não têm qualidade e não mostram os pontos fortes do imóvel, como por exemplo, a luz natural que é algo que um possível comprador valoriza a maior parte das vezes.

“Não consigo vender a minha casa” – O  proprietário ou a agência devem investir numa sessão fotográfica e tornar a casa digna de capa de revista.

Promoção Insuficiente

Deverá ter visível uma placa da mediadora “Vende-se”.

Desta forma irá transmitir aos seus vizinhos que o seu imóvel está à venda e podem ser eles os primeiros interessados a comprar casa.

Deverá colocar e promover a sua casa em portais imobiliários, pois são as plataformas mais comuns onde se promovem imóveis.

Poderá utilizar as redes sociais para promover o imóvel.

Descrição Incompleta

O texto do anúncio por vezes não é completo e apenas reflete as características e não os benefícios sobre o imóvel.

Exemplo: “O apartamento tem um terraço com “X” m2″, em vez de, “O apartamento dispõe de um amplo terraço com “X”m2 que permite realizar almoços de família e amigos”.

4) Imóvel está sem mediação ou má escolha do consultor imobiliário/ agência imobiliária

Se escolheu vender casa sozinho mas ainda não vendeu a sua casa, o melhor é recorrer a profissionais do ramo imobiliário.

Eles podem identificar rapidamente o que está a impedir a venda.

Existem também compradores que se sentem mais seguros a comprar casa através de uma mediadora.

” Não consigo vender a minha casa” – Se vai trabalhar ou já trabalha com uma mediadora, é fundamental escolher bem o profissional.

Terá que perceber se a agência está aberta a negócios com outras agências que tenham contactos de potenciais clientes.

Alguns agentes /agências não fazem partilhas de negócio com outras agências e isso diminui em muito, a probabilidade de o imóvel ser vendido.

Outras mediadoras partilham 60%/40%, ou seja, 60% da comissão para a empresa que representa o vendedor e 40% da comissão para a empresa que representa o comprador.

Esta situação também motiva os profissionais representantes do comprador a mostrar outros imóveis aos compradores, que não estes, onde vão ser igualmente remunerados.

Deve analisar-se a capacidade de acompanhamento, análise e de negociação do agente:

  • Está a sugerir uma descida de preço antes de aplicar a técnica de Home Staging?
  • Está a organizar as visitas devidamente e a conduzir as negociações?

“Não consigo vender a minha casa”- Conclusão

É importante ter um profissional ao seu lado para vender casa rápido e ao melhor preço.

Ele vai poupar tempo e esforço, negociar e tentar obter o melhor negócio para si.

“Não consigo vender a minha casa” – Se está há mais de três meses com o seu imóvel à venda ou tem urgência, contacte-nos.

Diga-nos todos os detalhes sobre o seu objectivo e saiba mais sobre o que podemos fazer por si!

817eca2174c9049fc0d0e01e142af4bf?s=72&r=g
Sobre o autor: Paula Calisto | Consultora Imobiliária | Home Stager Trabalha no ramo imobiliário desde 2017, especializou-se na Área Metropolitana de Lisboa e trabalha com clientes particulares e empresas. Utiliza métodos inovadores como Home Staging e Marketing Digital para promover os seus imóveis.